Documento sem título

 

 
 

 
 
 
 
       
 

Patrocínio “Capital do Café”
No mundo existem belos lugares, lindas paisagens, grandes horizontes. E certamente, Patrocínio faz parte deles. É bonita por natureza, transcende alegria, inspira confiança. Nessa cidade hospitaleira cada parte revela algo belo, que quem a visita pela primeira vez, tem a certeza de estar vendo algo fabuloso e singular.
Neste município fizeram história e convivem grandes pessoas com um passado rico e efervescente, com um presente empreendedor e um futuro promissor. Apesar de muitos problemas inerentes a qualquer cidade e ao nosso país, Patrocínio tem ar de felicidade.

Potencialidades
A principal atividade econômica do município é a cafeicultura, sendo considerado o maior produtor e exportador do genuíno Café do Cerrado. A região do cerrado mineiro é a primeira região produtora de café demarcada no Brasil, segundo decreto do Governo de Minas Gerais. São 55 municípios abrangidos, localizados no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, apresentando padrão edafoclimático uniforme e possibilitando a produção de cafés de alta qualidade.
Aqui em todos os lares e estabelecimentos comerciais, a prosa é acompanhada de um delicioso cafezinho passado na hora.

Estrutura
Patrocínio é uma bela cidade. Construída em detalhes. A partir do século XIX, estes detalhes já estavam presentes. Suas praças, ruas e avenidas, largas e arborizadas são ricas em variedades e contam a história dessa evolução. O prédio onde funciona a Casa da Cultura de Patrocínio (antiga Prefeitura) é o mais antigo. Foi construído por volta de 1840. O sobrado apresenta estrutura autônoma de madeira com vedação em adobe e pau-a-pique. O antigo Fórum de Patrocínio tem traços de arquitetura eclética, foi construído na década de 20, marcando significativamente a Praça Honorato Borges e a história de Patrocínio. Hoje é patrimônio cultural do município. Imponentes são as igrejas Matriz, na praça Monsenhor Tiago, Santa Luzia na praça Santa Luzia e Presbiteriana na Gov. Valadares; sem esquecer o próprio prédio da escola Dom Lustosa. As construções mais modernas mostram que o patrocinense acompanhou as tendências também na arquitetura. O Centro administrativo é um exemplo. Lá estão a Prefeitura, Fórum, Câmara Municipal, Biblioteca Pública e a grande maioria das sedes dos órgãos públicos na cidade.

Economia
O município tem grande potencial econômico. Além da cafeicultura, possui comércio e indústrias atuantes, lavouras brancas como milho e soja, e gado leiteiro. A produção de leite de Patrocínio é impressionante. O município é a terceira bacia leiteira do Estado de Minas.

Turismo
Patrocínio recebeu em abril de 2006, o certificado turístico “Caminhos do Cerrado” juntamente com os municípios membros: Abadia dos Dourados, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Grupiara, Irai de Minas, Perdizes e Serra do Salitre. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Turismo para fomentar a atividade na região e, potencialidade ela tem de sobra.
Deus é bom e justo. Uma cidade como a nossa merecia grandes dádivas da natureza como as que temos. Do vulcão surgiu uma lagoa e as águas minerais; das águas surgiram as mais belas cachoeiras. Se faltava alguma coisa, o homem fez a sua parte e criou o grande lago. Cachoeira dos Borges - Local de grande beleza natural. Cachoeira de 21 metros de altura e poço com 6 metros de profundidade. Água límpida e local com recursos naturais preservados. Fica a 35 Km de Patrocínio. O acesso é difícil pelos dois lados, mas vale a pena conferir. Cachoeira dos Dourados - A cachoeira é pequena. Tem queda d?água de apenas 2 metros de altura e 2 metros de profundidade. Mas o local é excelente área para camping. Além disso, tem uma ponte de rara beleza. Local de fácil acesso a 43 Km de Patrocínio. Cachoeira dos Lemos - Cachoeira com 18 metros de altura e lago com profundidade de 3 metros e meio. Água límpida e muito fria. Local de acesso fácil, porém requer pequena caminhada. Fica a 32 Km de Patrocínio. Cachoeira “José Pedro” - Cachoeira com várias quedas pequenas, no total de 15 metros de altura. Antiga usina de fornecimento de energia. Local de fácil acesso e muita área de lazer com uma enorme variedade de plantas e animais. Está a 31 Km de Patrocínio. Cachoeira "Da Terra" - Cachoeira de grande beleza natural. Tem 30metros de altura e grande volume de água. Área preservada com exemplares da fauna brasileira. Está a 31 Km de Patrocínio. Poço da Cruz - Poço de água límpida, com profundidade de 3,5 metros e pequena cascata. Formado em pedras. Local de fácil acesso. A 19 Km da cidade. Represa de Nova Ponte - Grande lago (represa) formado a partir da Usina de Nova Ponte, com área total inundada de 453 km. Abrange Patrocínio e mais sete municípios da região. Fica entre 20 e 30 Km Patrocínio. Hotel Serra Negra - A 18 km do centro da cidade, está a Estância Hidromineral de Serra Negra. Conhecida internacionalmente pela boa qualidade de sua água mineral e lama sulfurosa, a estância abriga uma exuberante mata e atrativo de incomensurável valor e estonteante beleza – a Lagoa do Chapadão que É formada de água mineral e por pedras de origem vulcânica, na boca da cratera de um vulcão extinto e fica a 22 Km. Infelizmente este bem que a natureza deu a Patrocínio não é explorado para trazer renda e riqueza para o município. Está fechado.

A gente
Patrocínio, além de bem projetada, bonita e alegre, tem entre os seus habitantes grandes personalidades. A vida social é intensa, a solidariedade está presente dia-a-dia, as ações em prol da comunidade são constantes. A sociedade patrocinense tem tradição de participação e de estar sempre presente, independente do nível social. Aliás, costuma-se dizer que a maior riqueza de Patrocínio não está nas suas terras, no seu gado, nas empresas, nem na sua água maravilhosa ou na natureza exuberante, mas no seu povo.

Documento sem título
Não há enquetes cadastradas até o momento. Não há repostas cadastradas para esta enquete até o momento.   
    
 
Fatos do Nosso Cotidiano
Aurivam de Freitas Borges
Ciranda da Cidade
Jota Campos

 


Documento sem título
Copyigth 2009 - Todos os direitos reservados -www.dianewsnoticias.com.br.
Desenvolvido por: Eli Costa hospedado por: Brasil Work