maranata_topo_15042014_900x70

Banner

total_esportes_08032013

criarte_28102014_bolsas_dn_650x217

camara_dn_13062014
Banner
Banner

INSS prorroga prazo de bancos para prova de vida

As instituições financeiras pagadoras de benefícios terão até o dia 28 de fevereiro de 2014 para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Os segurados que ainda não compareceram à agência bancária onde recebem seu benefício podem fazê-lo para realizar a renovação de senha/prova de vida.

O INSS anunciou a prorrogação do prazo de realização da comprovação de vida/renovação de senha junto à rede bancária por seis meses, em virtude de que dos 30,7 milhões de beneficiários, 9,4 milhões ainda não atenderam à convocação dos bancos para a realização da renovação da senha junto às agências bancárias onde habitualmente recebem seus benefícios.

Esclarecimentos sobre a Prova de Vida do INSS:

1) Quais documentos são necessários para a realização da renovação de senha/prova de vida?
R – Documento de identificação com foto e de fé pública (ex: Carteira de identidade, Carteira de trabalho, CNH, entre outros)

2) A Prova de Vida/Revalidação de Senha também pode ser feito por procuração?
R. Sim, desde que o Procurador tenha sido previamente nomeado pelo INSS.

3) Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a Prova de Vida/Revalidação de senha será feita?
R. Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal.

Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma Agência da Previdência Social (APS), munido de Procuração registrada em Cartório (caso o beneficiário não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.

4) Esse procedimento pode ser feito por biometria?
R. O uso de biometria é facultativo. Os bancos que possuírem essa tecnologia podem utilizá-la.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner